Usuário:
Senha:
Esqueci minha senha
Não tenho cadastro
  27 de maio de 2018, Domingo
Página Inicial
Sobre o Portal
Cavalo Crioulo
Cabanhas
Venda Direta
Plantel Cabanhas
Coluna Veterinária
Notícias
Eventos
Galeria de Fotos
Publicidade
Contato
 
 
 
 
 
 
 
 
Coluna Veterinária
Apresentamos aqui uma coleção de artigos, redigidos por especialistas na área veterinária. Participe ! Indique um tema de seu interesse através do formulário de contato do portal.
Consulte nossos colunistas
Relação dos artigos
 
Exibindo artigo 5 de 17 no total
Cuide bem do seu cavalo
15/07/2009
O cavalo sempre foi e sempre será o grande companheiro do homem, cabe a nós garantir a tão magnífica parceria homem/cavalo. Para tanto precisamos ter conhecimento da espécie eqüina, respeito e saber â??lerâ? as necessidades de cada animal.
Taísa Cristine Protti 
   
 
â??Cavalo... a magnitude desse animal cativou, atemorizou, exaltou o mundo.â? frase citada por Rafael Nudelman que procura caracterizar o papel desempenhado pelos cavalos à humanidade. Na antiguidade o cavalo foi utilizado nas guerras, como animal de trabalho e tração. A partir do século XIX passou a ser posse da nobreza e extremamente exaltado. O cavalo foi e sempre será um animal de companhia para o homem, para tanto devemos conhecê-lo e saber tratá-lo da melhor forma possível para garantir sua sanidade e bem- estar.

Com a domesticação e a necessidade de animais cada vez mais resistentes e graciosos começaram os cruzamentos e com isso o surgimento das inúmeras raças que conhecemos hoje. Há exemplo, o cavalo Crioulo, cuja resistência, força e beleza conquistaram a admiração de todos nós. Mas não quer dizer que essa força torna o cavalo â??objeto de torturaâ? ou até mesmo não merecedor de cuidados e bons tratos.

Apesar de não manifestar dor e desconforto tão facilmente como as outras raças, o cavalo Crioulo é muitas vezes super-exigido e sofre desgastes, desde a doma até o momento dos trabalhos a que se destina cada animal. Assim, princípios básicos como alimentação adequada, manejo correto, tratadores treinados e conscientes e, instalações bem estruturadas, conferem aos equinos uma boa qualidade de vida.

Todo proprietário/criador de cavalos deve atentar para as necessidades mais básicas em sua cabanha como fonte de água limpa e sempre a disposição, dieta balanceada, pastagens e boas instalações. Não esquecendo bons tratadores e domadores que não utilizem da violência para conseguir respostas de seus cavalos e que saibam perceber desde as menores alterações que cada animal venha a apresentar.

Como também as pessoas que montam esses animais que tenham a sensibilidade, de no momento das provas e cavalgadas, de respeitar os limites fisiológicos de seus cavalos. Sempre que possível faça seu cavalo sentir-se importante pra você, lhe dê afagos e recompensas. E, evidentemente, tenha um bom médico veterinário para fornecer assistência técnica especializada e garantir, assim, a sanidade aos seus animais.

Demonstrações de carinho e cumplicidade entre o homem e seu cavalo é o grande reconhecimento de uma grande parceria. Lamento ainda quando vejo animais abandonados e que passam por maus tratos, mas acredito no potencial do ser humano, em sua capacidade de demonstrar, embora, algumas vezes, somente frente a grandes cenas de crueldade e injustiça, afeto e consciência.

Não devemos desistir de tentar mostrar que os animais são seres que merecem respeito, atenção e cuidados assim como qualquer ser humano que, muitas vezes, não é merecedor de tais atos. Não nos cabe julgar, mas sim buscar a plenitude em atos que possam vir a â??abrir olhos e coraçõesâ? e dessa forma conquistar admiração dos demais.

â??Chegará um dia em que o homem conhecerá o íntimo do animal, e nesse dia, todo crime contra um animal será um crime contra a humanidadeâ? Leonardo Da Vinci.
 
Exibindo artigo 5 de 17 no total
 
 


  contato@portalcrioulos.com.br
Portal Crioulos - 2008 - Todos os direitos reservados
Um projeto de: MDR Engenharia de Sistemas