Usuário:
Senha:
Esqueci minha senha
Não tenho cadastro
  27 de maio de 2018, Domingo
Página Inicial
Sobre o Portal
Cavalo Crioulo
Cabanhas
Venda Direta
Plantel Cabanhas
Coluna Veterinária
Notícias
Eventos
Galeria de Fotos
Publicidade
Contato
 
 
 
 
 
 
 
 
Coluna Veterinária
Apresentamos aqui uma coleção de artigos, redigidos por especialistas na área veterinária. Participe ! Indique um tema de seu interesse através do formulário de contato do portal.
Consulte nossos colunistas
Relação dos artigos
 
Exibindo artigo 4 de 17 no total
Manejo Nutricional - parte 1
17/08/2009
Um bom manejo nutricional em uma cabanha é o primeiro passo para manter animais saudáveis e com bom desempenho em suas funções. Para tanto, deve-se fornecer dietas adequadas para cada categoria animal e sempre pensar no alimento fornecido como um todo, a fim de evitar carências nutricionais ou até mesmo excessos.
Taísa Cristine Protti 
   
 
Quando tratamos sobre a alimentação dos equinos surgem inúmeras teorias, práticas e experiências; mas devemos, necessariamente, pensar nas necessidades individuais de cada animal, de acordo com sua função e categoria.

Alguns proprietários de cavalos se utilizam da experiência de outros proprietários acreditando que se funcionou com os animais do outro poderá perfeitamente funcionar com os seus. Teoria absolutamente equivocada. Uma vez que, cada animal e cada propriedade têm suas particularidades e não necessariamente por que funcionou com os equinos da outra pessoa irá funcionar com os seus. Nessas situações é sempre de grande valia pedir auxílio a profissionais especializados que irão analisar as condições de sua propriedade e de seus animais indicando assim uma dieta adequada para cada caso.

De maneira geral, em se tratar das dietas dos equinos devemos pensar isoladamente em cada categoria (éguas prenhes, potros em crescimento, garanhões, etc.) e no alimento como um todo. Ou seja, nas necessidades nutricionais apresentadas por cada animal individualmente e se a alimentação contém todos os nutrientes essenciais para suprir as exigências orgânicas desses animais.

O primeiro passo é a escolha do capim que melhor se adapte a sua propriedade. Para tanto, análise de solo, clima e custo-benefício deve ser realizada. Lembrando que, muitas vezes, um capim ou feno de ótima qualidade é suficiente pra atender as necessidades de equinos em manutenção, valendo a pena investir nesse aspecto.

O segundo passo é estabelecer a dieta de acordo com a categoria e função do animal. Como exemplo, um eqüino de esporte, em que seu sistema muscular é extremamente exigido, ao contrário do que muita gente pensa, precisa de uma alimentação suplementada com maior teor energético do que protéico. Em cavalos atletas o teor de proteína total não deve ser superior a 14% na dieta.

As proteínas estão presentes em teor adequado em alimentações balanceadas. Quando se fornece um suplemento protéico por acreditar que irá melhorar o desempenho do animal nas provas, sem a prescrição de um especialista, se promove um desequilíbrio nutricional em que o organismo não conseguirá eliminar esse excesso, gerando alterações como hepatopatias, enterotoxemias, problemas renais, cólicas, entre outros.

Então, a preocupação deve estar em torno do teor energético da dieta. Suplementar as dietas com concentrados balanceados fazendo uso de rações industrializadas é uma excelente escolha. Uma vez que, a maioria das rações provenientes de fabricantes confiáveis contém teores adequados de energia para cada categoria animal desde que fornecidos em quantidade e freqüência corretas.

Portanto, proprietários e tratadores devem estar atentos à alimentação de seus cavalos sempre consultando técnicos especializados para evitar desequilíbrios nutricionais. Sempre lembrando que a nutrição é a base que, em conjunto com uma excelente genética, treinamento adequado, manejo e demais medidas preventivas, garante a sanidade, capacidade reprodutiva e altas performances de seus equinos.
 
Exibindo artigo 4 de 17 no total
 
 


  contato@portalcrioulos.com.br
Portal Crioulos - 2008 - Todos os direitos reservados
Um projeto de: MDR Engenharia de Sistemas