Usuário:
Senha:
Esqueci minha senha
Não tenho cadastro
  21 de maio de 2018, Segunda-feira
Página Inicial
Sobre o Portal
Cavalo Crioulo
Cabanhas
Venda Direta
Plantel Cabanhas
Coluna Veterinária
Notícias
Eventos
Galeria de Fotos
Publicidade
Contato
 
 
 
 
 
 
 
 
Cavalo Crioulo
Freio de Ouro  | Função  | Morfologia  | Origens da Raça  | Vocabulário
A ABCCC
A Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos - ABCCC, foi fundada em Bagé, Rio Grande do Sul, em 28 de fevereiro de 1932, estado que é limítrofe com Argentina e Uruguai, o que sem sombra de dúvidas facilitou o intercambio entre criadores. Levando em consideração a época, foi de razoável intensidade o intercambio cultural e genético, praticado pelas Associações e Criadores, desencadeando crescimento e evolução.

Surgem os primeiros eventos, exposições morfológicas, já com algumas demonstrações de capacitação funcional, evidenciando a excepcional vocação do Cavalo Crioulo como cavalo de sela. Em 1972, criadores do Brasil, Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai, em um evento Pan-Americano, em Buenos Aires, fundam a FICCC, Federação Internacional dos Criadores de Cavalos Crioulos. Esta federação tem por objetivo, congregar os criadores, e realizar a cada três anos de forma rotativa, eventos morfológicos e funcionais, proporcionando aos participantes, parâmetros objetivos de análise da evolução e consolidação do CAVALO CRIOULO. O BRASIL, é o maior criador, em número de animais e de criadores, pois temos uma população viva de 200.000 animais, pertencentes a 20.000 proprietários. A Associação Brasileira conta hoje com 2.000 sócios ativos.

A intensificação do processo seletivo, tem feito com que o Cavalo Crioulo, conquiste espaços, cada vez maiores, dentro e fora de nossas fronteiras.
A Associação Brasileira, conta com um calendário de eventos anual, com mais de 100 eventos, o que possibilita a concorrência de aproximadamente 12.000 nos concursos de Morfologia e Função. Nas atividades funcionais, podemos destacar as seguintes realizações; Enduro, Marcha de Resistência ( 750 Km em 15 dias ), Rédeas, Laço, Paleteada e a mais importante, a prova FREIO DE OURO, uma competição das mais completas e exigente, que se realiza para cavalos de sela.

Esta modalidade, já foi exportada para Argentina e Uruguai, e neste momento o Chile solicita apoio, para formalizar sua adesão. A prova final do FREIO de OURO, ocorre por ocasião da EXPOINTER, exposição Internacional de animais que acontece sempre no final do mês de Agosto, em Esteio, cidade da grande PORTO ALEGRE, capital do ESTADO do RIO GRANDE DO SUL â?? BRASIL. Nesta grande final, comparecem, todos os animais previamente classificados, oriundos das classificatórias Nacionais e Internacionais, assistência de 40.000 espectadores, com transmissão ao vivo para todo o País. Cabe ressaltar, a importância sócio econômica do Cavalo Crioulo, no momento em que examinamos os efeitos da atividade na cadeia produtiva e como fonte geradora de empregos, de diversos níveis de qualificação.
 
  contato@portalcrioulos.com.br
Portal Crioulos - 2008 - Todos os direitos reservados
Um projeto de: MDR Engenharia de Sistemas